Música

CABRUÊRA

Depois de treze anos de som, quatro CDs e 11 turnês pela Europa, o show da Cabruêra finalmente chegará à cidade de Boqueirão para o Balaio Cultural. Além de músicas do novo CD (Nordeste Oculto), a apresentação traz canções de todos os discos da Cabruêra. E ainda sobra tempo para umas releituras inéditas de clássicos do cancioneiro popular nordestino.

FILARMÔNICA N. SRA. DO DESTERRO A Filarmônica Nossa Senhora do Desterro foi fundada em 1º de abril de 1964. Os principais fundadores foram os senhores Manoel Cordeiro dos Santos (Né Cordeiro), José Amaro Guimarães e padre Antônio Palmeira. O primeiro maestro foi Luiz Ferreira de Sousa (Vigarinho) e a formação inicial tinha 19 integrantes. A primeira apresentação foi na Festa de São Bento, em Boqueirão. De volta a esta cidade, a banda promete fazer uma ótima apresentação no 5º Balaio Cultural. Contato: cledilsonbone@gmail.com


Kiriri Band A Paraíba tem um forte referencial em banda de música instrumental. Alguns alunos aprendem a usar um instrumento nas Filarmônicas. E alguns grupos desses se desmembram e formam novos coletivos. É o caso da Kiriri Band, de Nossa Senhora do Desterro. Grupo musical criado em março de 2007, com uma formação bem peculiar. Com um bom corpo de músicos, a banda vai tocar o melhor do jazz em Boqueirão. Contato: cledilsonbone@gmail.com

FOLIA DE TRÊS

Mais do que uma banda, um grupo que toca e dança a cultura popular do Maranhão. Assim atua o Folia de Três, que vai mostrar o seu espetáculo show + oficina "Ritmos e Sotaques do Maranhão" em Boqueirão.  Com a intenção de resgatar a tradição da música e a cultura desse Estado, os cantores Emanuel de Jesus, Simone Mouzy e Serginho Carvalho decidiram formar o grupo. Há três anos juntaram as vozes e formaram um bom espetáculo.


GERALDO AZEVEDO

Na época de uma emepebê engajada, com o aspecto de música intelectualizada para o Brasil, ele surgiu como uma referência de um ótimo som nordestino. A partir do primeiro LP (BICHO DE SETE CABEÇAS) gravado pela CBS, em 1979, Geraldo Azevedo ganhava o Brasil pelo rádio. É como um compositor mais amadurecido que ele fica conhecido pela música “TÁXI LUNAR”. Até hoje, com mais de 30 anos de estrada, insere músicas dessa época em seus shows. 
RANNIERY GOMES

O estilo do arrasta pé não poderia falta na música do 5º Balaio Cultural. A cidade de Boqueirão pode esperar uma boa representação forrozeira, pois o sanfoneiro e músico Ranniery Gomes vai apresentar um show marcante. Ele vai apresentar músicas do seu novo CD, “Pé na Estrada Brasil”, que tem a participação de Geraldo Azevedo e Os Nonatos.




RENATA ARRUDA
Desde 1993, Renata Arruda consegue ser uma artista assídua no profissionalismo, com CDs e shows marcantes. Para sua terra natal, a Paraíba, ela mostrará seus novos sons, durante o 5º Balaio Cultural de Boqueirão. Seu atual empenho é no novo CD, que já está em estúdio, com samba, clássicos e músicas inéditas, que será lançado em breve.



SANDRA BELÊ

Uma artista que tem a voz como principal atrativo. Sandra Belê, que também é do Cariri, da cidade de Zabelê, montou um show especial para Boqueirão. Cantigas do Reisado, a voz do aboiador, o som do carro de boi, “o som da sanfona do meu pai, e o entrelaçar de linhas da minha mãe...” Tudo isso e muito mais está no trabalho dessa paraibana forte e suavizada.



TONINHO BORBO

Com novas músicas, Toninho Borbo vai apresentar para a Cidade das Águas o show Experimental Samba. Uma mistura de MPB com música eletrônica, na qual ritmos como o afrobeat e o trip hop também se fundem. Toninho realizou grandes shows pelo Ceará e na sua terra, a Paraíba, durante este ano. Com oito anos de estrada, três CDs gravados, o último sendo vendido pela Pimba (Rio de Janeiro), o músico caminha para a gravação de dois singles.