CABRUÊRA
Depois de treze anos de som, quatro CDs e 11 turnês pela Europa, o show da Cabruêra finalmente chegará à cidade de Boqueirão para o Balaio Cultural. Além de músicas do novo CD (Nordeste Oculto), a apresentação traz canções de todos os discos da Cabruêra. E ainda sobra tempo para umas releituras inéditas de clássicos do cancioneiro popular nordestino.
FILARMÔNICA N. SRA. DO DESTERRO A Filarmônica Nossa Senhora do Desterro foi fundada em 1º de abril de 1964. Os principais fundadores foram os senhores Manoel Cordeiro dos Santos (Né Cordeiro), José Amaro Guimarães e padre Antônio Palmeira. O primeiro maestro foi Luiz Ferreira de Sousa (Vigarinho) e a formação inicial tinha 19 integrantes. A primeira apresentação foi na Festa de São Bento, em Boqueirão. De volta a esta cidade, a banda promete fazer uma ótima apresentação no 5º Balaio Cultural. Contato: cledilsonbone@gmail.com
Kiriri Band A Paraíba tem um forte referencial em banda de música instrumental. Alguns alunos aprendem a usar um instrumento nas Filarmônicas. E alguns grupos desses se desmembram e formam novos coletivos. É o caso da Kiriri Band, de Nossa Senhora do Desterro. Grupo musical criado em março de 2007, com uma formação bem peculiar. Com um bom corpo de músicos, a banda vai tocar o melhor do jazz em Boqueirão. Contato: cledilsonbone@gmail.com
FOLIA DE TRÊS
Mais do que uma banda, um grupo que toca e dança a cultura popular do Maranhão. Assim atua o Folia de Três, que vai mostrar o seu espetáculo show + oficina "Ritmos e Sotaques do Maranhão" em Boqueirão. Com a intenção de resgatar a tradição da música e a cultura desse Estado, os cantores Emanuel de Jesus, Simone Mouzy e Serginho Carvalho decidiram formar o grupo. Há três anos juntaram as vozes e formaram um bom espetáculo.
GERALDO AZEVEDO
Na época de uma emepebê engajada, com o aspecto de música intelectualizada para o Brasil, ele surgiu como uma referência de um ótimo som nordestino. A partir do primeiro LP (BICHO DE SETE CABEÇAS) gravado pela CBS, em 1979, Geraldo Azevedo ganhava o Brasil pelo rádio. É como um compositor mais amadurecido que ele fica conhecido pela música “TÁXI LUNAR”. Até hoje, com mais de 30 anos de estrada, insere músicas dessa época em seus shows.

O estilo do arrasta pé não poderia falta na música do 5º Balaio Cultural. A cidade de Boqueirão pode esperar uma boa representação forrozeira, pois o sanfoneiro e músico Ranniery Gomes vai apresentar um show marcante. Ele vai apresentar músicas do seu novo CD, “Pé na Estrada Brasil”, que tem a participação de Geraldo Azevedo e Os Nonatos.

Desde 1993, Renata Arruda consegue ser uma artista assídua no profissionalismo, com CDs e shows marcantes. Para sua terra natal, a Paraíba, ela mostrará seus novos sons, durante o 5º Balaio Cultural de Boqueirão. Seu atual empenho é no novo CD, que já está em estúdio, com samba, clássicos e músicas inéditas, que será lançado em breve.

Uma artista que tem a voz como principal atrativo. Sandra Belê, que também é do Cariri, da cidade de Zabelê, montou um show especial para Boqueirão. Cantigas do Reisado, a voz do aboiador, o som do carro de boi, “o som da sanfona do meu pai, e o entrelaçar de linhas da minha mãe...” Tudo isso e muito mais está no trabalho dessa paraibana forte e suavizada.

Com novas músicas, Toninho Borbo vai apresentar para a Cidade das Águas o show Experimental Samba. Uma mistura de MPB com música eletrônica, na qual ritmos como o afrobeat e o trip hop também se fundem. Toninho realizou grandes shows pelo Ceará e na sua terra, a Paraíba, durante este ano. Com oito anos de estrada, três CDs gravados, o último sendo vendido pela Pimba (Rio de Janeiro), o músico caminha para a gravação de dois singles.