O Balaio


Anualmente, no mês de novembro, o Balaio Cultural é celebrado na cidade de Boqueirão, no Cariri paraibano. O evento é realizado pelo Centro de Formação Artística (Cefar) e a prefeitura municipal, através da Secretaria de Cultura. O Balaio já faz parte do calendário turístico do Estado. Nesta 5ª edição, houve parceria com o Governo do Estado, Sebrae e Associação Boqueirãoense de Escritores (Abes). 

Com uma ampla programação, o Balaio afirma o compromisso cultural de contribuir no fomento à reflexão de temas relevantes da arte contemporânea. Além de estimular o diálogo entre artistas, pesquisadores e a sociedade, criando um fértil fórum de debates. Uma série de atividades artísticas e culturais aguarda o visitante, que também poderá desfrutar da “Cidade das Águas” e curtir os frutos do Açude de Boqueirão.

O objetivo do Balaio é criar um ambiente propício para o fomento da produção local, territorial (Cariri) e brasileira, aliado ao desejo de ver a arte como “o exercício experimental da liberdade”. São proposições de ações focadas no processo artístico que possibilitem a interação entre artistas de outras regiões e a formação do artista local. Através de ações diretas e indiretas, a produção local e territorial do Cariri estará em discussão.

Além de ser uma importante ação do Cefar e da prefeitura para a atualização do debate da criação do espaço necessário para deflagrar o potencial poético de cada subjetividade. Com ações deste porte, os realizadores se colocam com o desafio de atuarem para a mudança efetiva da plena realização da arte que produzem na região do Cariri e Estados do Brasil.

Nesta edição do Balaio de 2011, a produçao do evento mostra também os potenciais locais. A cidade ainda oferece uma das mais tradicionais indústrias têxteis do Estado, o trabalho com as redes. Durante o Balaio, o turista pode visitar tudo e ainda voltar ao evento e curtir dança, cultura popular, música, poesia, teatro, cinema, exposições, palestras, debates, cursos, oficinas, intercambio entre artistas e seminário avançado de arte e cultura.