Geraldo cantando para Boqueirão-PB | fotos: Toninho Borbo |
A pacata cidade de Boqueirão, no Cariri paraibano, era tranquila. Desde ontem, 16, à noite, todos os moradores e visitantes compareceram ao Centro de Formação Artística (Cefar) para a realização do 5º Balaio Cultural de Boqueirão. A abertura foi com o músico pernambucano, Geraldo Azevedo. Mas, antes, uma solenidade foi apresentada.
Estiveram presentes políticos do território, que possui o único consórcio dessa natureza no Estado, a subsecretária de Cultura do Estado, Amazile Vieira, além do deputado Dunga Júnior, o prefeito da cidade, Carlos José Castro Marques e o produtor cultural e gerente de cultura popular da secretaria de estado da cultura, Erasmo Rafael. Representantes de várias cidades do Cariri estiveram presentes.
Abertura no Centro de Formação Artística de Boqueirão (Cefar) |
Erasmo Rafael apostou na mistura de seis estados brasileiros para apresentar suas artes. Dança, teatro, música e literatura preenchem a cidade. As pessoas podem ler, ouvir, dançar e interagir com artistas durante cinco dias. “Destacamos na programação estados distantes do nosso para valorizarmos o Brasil na sua mais distante localidade”, lembrou o secretário.
Hoje, 17 a programação segue com o Circuito Literário. Os escritores boqueirãoenses são produtivos, pois vêm da atividade cultural. São fundadores e frutos da Feira Literária de Boqueirão (Flibo), membros e incentivadores das poesias. As 15h, no Distrito do Marinho, os participantes verão a peça de Lourdes Ramalho, dirigida por Chico Oliveira, A Eleição. É a estreia do Grupo de Teatro do Cefar.
Palhaço Xuxu |
Hoje é a noite do grupo Galpão de Campanha de Dança Gaúcha, da cidade de Triunfo-RS, no Cefar novamente. Às 23h, no palco da praça, tem o show do campinense Toninho Borbo, que vai mostrar o Experimental Samba. Antes, a Trupe Cia. de Dança do Recife-PE vai apresentar o espetáculo “Em Caixa”. Depois tem o Grupo de Flauta Doce do Cefar mostrando variações da Escola de ballet também do Cefar.
A programação segue com a Roda de Capoeira Angola Palmares, outro grupo de dança gaúcha Herança Brasileira, da cidade de Montenegro-RS. Na praça, o som começa com o Kiriri Band de Boqueirão. A noite será encerrada pelo DJ Etnia e convidados.
Uma das melhores edições do Balaio Cultural que já vivenciei. Parabéns a todos os organizadores e a todas as pessoas que estão participando em todas as atividades.
ResponderExcluir