11.17.2011

BALAIO CULTURAL AGITA BOQUEIRÃO NA ABERTURA

Geraldo cantando para Boqueirão-PB | fotos: Toninho Borbo

A pacata cidade de Boqueirão, no Cariri paraibano, era tranquila. Desde ontem, 16, à noite, todos os moradores e visitantes compareceram ao Centro de Formação Artística (Cefar) para a realização do 5º Balaio Cultural de Boqueirão. A abertura foi com o músico pernambucano, Geraldo Azevedo. Mas, antes, uma solenidade foi apresentada.

Estiveram presentes políticos do território, que possui o único consórcio dessa natureza no Estado, a subsecretária de Cultura do Estado, Amazile Vieira, além do deputado Dunga Júnior, o prefeito da cidade, Carlos José Castro Marques e o produtor cultural e gerente de cultura popular da secretaria de estado da cultura, Erasmo Rafael. Representantes de várias cidades do Cariri estiveram presentes.

Abertura no Centro de Formação Artística de Boqueirão (Cefar)
“É de suma importância trazermos os grupos de fora para nossa cidade, não só como atrativo artístico, mas como forma de intercambiar as culturas. Isso é uma troca simbólica, enquanto assistimos a todos esses grupos de outros estados, eles também nos assistem, já que a programação mostra a arte paraibana”, disse o prefeito.

Erasmo Rafael apostou na mistura de seis estados brasileiros para apresentar suas artes. Dança, teatro, música e literatura preenchem a cidade. As pessoas podem ler, ouvir, dançar e interagir com artistas durante cinco dias. “Destacamos na programação estados distantes do nosso para valorizarmos o Brasil na sua mais distante localidade”, lembrou o secretário.

Palhaço Xuxu
Hoje, 17 a programação segue com o Circuito Literário. Os escritores boqueirãoenses são produtivos, pois vêm da atividade cultural. São fundadores e frutos da Feira Literária de Boqueirão (Flibo), membros e incentivadores das poesias. As 15h, no Distrito do Marinho, os participantes verão a peça de Lourdes Ramalho, dirigida por Chico Oliveira, A Eleição. É a estreia do Grupo de Teatro do Cefar.

Hoje é a noite do grupo Galpão de Campanha de Dança Gaúcha, da cidade de Triunfo-RS, no Cefar novamente. Às 23h, no palco da praça, tem o show do campinense Toninho Borbo, que vai mostrar o Experimental Samba. Antes, a Trupe Cia. de Dança do Recife-PE vai apresentar o espetáculo “Em Caixa”. Depois tem o Grupo de Flauta Doce do Cefar mostrando variações da Escola de ballet também do Cefar. 

A programação segue com a Roda de Capoeira Angola Palmares, outro grupo de dança gaúcha Herança Brasileira, da cidade de Montenegro-RS. Na praça, o som começa com o Kiriri Band de Boqueirão. A noite será encerrada pelo DJ Etnia e convidados.

Um comentário:

  1. Uma das melhores edições do Balaio Cultural que já vivenciei. Parabéns a todos os organizadores e a todas as pessoas que estão participando em todas as atividades.

    ResponderExcluir