11.18.2011

PÚBLICO LOTA CEFAR PARA VER DANÇARINOS

Grupo da Melhor Idade do Casarão da Cultura de João Pessoa-PB | texto e fotos: Valdívia Costa
O espetáculo ontem, 17, não foi dos artistas, mas do público, no 5º Balaio Cultural de Boqueirão, Cariri paraibano. O Centro Cultural de Boqueirão (Cefar) lotou com a presença de diversas pessoas interessadas em dança. Pernambuco, Rio Grande do Sul e Paraíba mostraram suas artes. O Grupo da Melhor Idade do Casarão da Cultura de João Pessoa foi mais aplaudido.

São dez bailarinos e uma atriz, que representa uma santa, vestida com um manto bem bordado. Com uma apresentação sincrética entre religião e festa profana, o grupo de idosos cativou o público. Entraram num cortejo religioso, como se fosse uma procissão. Depois, deixaram a santinha do lado direito do Cefar e caíram na dança ao som de músicas de rodeio.


Os outros grupos também se apresentaram, antes e depois dos animados da terceira idade. A noite começou com a Trupe Cia. de Dança do Recife-PE. Depois, foi a vez do Grupo de Flauta Doce do Cefar, que também mostrou bailarinas clássicas com algumas variações.

Já o grupo de Dança Gaúcha Galpão de Campanha, de Triunfo-RS e o conterrâneo Herança Brasileira, de Montenegro-RS, se apresentaram juntos. O início da noite também deu espaço para a Roda de Capoeira Angola Palmares de Boqueirão.


Depois dessa maratona de dança, o público foi caminhando para o palco da praça, onde o som rolou solto. A noite começou com o Kiriri Band, uma orquestra do Cariri que faz um show de ritmos com sopros e a bateria. Em seguida foi a vez do Toninho Borbo de Campina Grande com o show Experimental Samba. DJ Etnia comandou o restante da noite, com bits eletrônicos.

Hoje, 18, durante o dia, houve novamente uma vasta programação de oficinas e o Circuito Literário. Depois, todos estavam no Cefar novamente participando das oficinas. A primeira foi a Ballet Clássico, com a bailarina Juliana Siqueira, de Recife. Em seguida houve uma oficina de Produção de Texto, com Itamira Barbosa, e outra de Leitura Comentada, com David Muniz.


A noite está reservada à banda paraibana de maior destaque nacional e internacional, a Cabruêra. Quem abre a noite da música é a caririzeira Sandra Belê, que vem se destacando cada vez mais no cenário regional. Como em todas as noites, o DJ Etnia vai encerrar o som no palco. Boqueirão está esperando sua visita para este evento até o próximo domingo, 20.

Criamos nosso Flickr. Mais uma logo das nossas redes para você seguir (início da coluna à direita). Veja fotos desse grande evento do interior paraibano!

Nenhum comentário:

Postar um comentário