Dança

Marley Lucena se apresentará com o Ballet do Palácio das Artes Suellen Caroline.Ele foi selecionado este ano para a Escola Bolshoi no Brasil, em Santa Catarina.| Foto: Espetáculo do Sullen
A mostra de dança do 5º Balaio Cultural está imperdível, com destaque especial para o estudante Marley Lucena, do Ballet Palácio das Artes Suellen Caroline, em Campina Grande, e Rancho de Luso-descendentes e Folclore Internacional, do Rio Grande do Sul. Vejam outras atrações da dança:

BALÉ POPULAR DE BEZERROS O papangu é uma figura certa nos carnavais nordestinos. Mascarados que saem para não serem reconhecidos pelos amigos e esposas. Comem angu para aguentar brincar os quatro dias de folia. Como toda cidade interiorana nordestina, Boqueirão vai receber a visita de papangus pernambucanos. É o Balé Popular de Bezerros, terra desse anti-herói brincante, que vai mostrar o Papanguarte.
 
GRUPO DE DANÇA CAISCA

Mais um grupo paraibano, caririzeiro, se apresentará em Boqueirão mostrando sua riqueza na dança popular. O grupo Caisca, que leva o nome do Centro de Cultura, Artes e Integração Social para Crianças e Adolescentes, da cidade Riacho de Santo Antônio. A Companhia de Dança foi criada no ano de 2002 e se tornou uma das mais conhecidas do Cariri. Danças e folguedos populares do nordeste são o que esses jovens mostram.


FLÁVIO ANTÔNIO DE AZEREDO

Possui mestrado em Performance Artística - Dança, pela Universidade Técnica de Lisboa, conclusão em abril de 2010; Licenciatura Plena em Educação Física pela UNISC (Universidade de Santa Cruz do Sul), conclução em março de 2002; Professor (contratado) para as disciplinas de Ritmo, Dança e Expressão Corporal e Aprofundamento em Dança pela UNISC.

GABRIEL JÁCOME

O premiado Gabriel Jácome, bailarino de Recife-PE, vai formar par com a bailarina Juliana Siqueira e mostrar o melhor do ballet clássico para Boqueirão. O bailarino iniciou sua carreira em 2008, no grupo NAP de Dança, com coreografia e direção de Viviane Lira. No mesmo ano, iniciou o trabalho coreográfico com o Cas Grupo de Dança na mesma cidade. JULIANA SIQUEIRA Bailarina com formação em Dança Clássica pelo Stúdio de Danças (Recife – PE), com passagem pelo Centro de Dança do Porto – Portugal. Ela e o bailarino Gabriel Jácome apresentarão um trecho do Pas de deux Coppelia, com coreografia de Arthur Saint-León. Juliana tem outras experiências, fez parte da escola do Balé Popular do Recife. 
 
GRUPO FÊNIX – DANÇA ACROBÁTICA

O Balaio Cultural desse ano promete incluir os trabalhos do Cariri como forma estímulo ao desenvolvimento artístico e cultural. Como mais uma mostra desses trabalhos, o Grupo Fênix, de dança acrobática, vai estrear o espetáculo “Paixão por bonecas”. Segundo os bailarinos, esta apresentação será a união do ballet com acrobacias.

 
RANCHO DE LUSO-DESCENDENTES 
E FOLCLORE INTERNACIONAL

Da cidade de Montenegro, no Rio Grande do Sul, para Boqueirão na Paraíba pela segunda vez. Uma cruzada de baixo para cima no Brasil para apresentar o grupo Rancho de Luso-Descendentes e Folclore Internacional. O espetáculo é chamado Herança, considerado como uma notável mostra dos costumes gaúchos, influenciados pela cultura de Portugal.
 
IVALDO MENDONÇA

Um bailarino de Recife-PE vai ministrar a oficina de Dança Contemporânea durante o 5º Balaio Cultural. Ivaldo Mendonça, que foi premiado como revelação em Dança no projeto Janeiro de Grandes Espetáculos 2003 e 2008, de onde saiu vencedor como melhor bailarino (2009). Ivaldo ainda apresentará o espetáculo Em Caixa de dança contemporânea.


TERRA BRASILIS CIA DE DANÇA

O Terra Brasilis Cia de Dança vai apresentar em Boqueirão o espetáculo Teçubá, dirigido e coreografado por Rodrigo Araújo e Eddie Tomás. São oito dançarinos que realizam o espetáculo, representado pelo termo africano que significa “rosário”, peça religiosa usada na cintura dos negros na escravidão. É através dessa palavra que a Terra Brasilis tenta reverenciar uma das mais fortes manifestações de culto afro-brasileiro, a Festa de Nossa Senhora do Rosário, comemorada em várias cidades do Rio Grande do Norte e Paraíba. Contato: rodrigo.fisioterapeuta@hotmail.com



------------------------------------------------------------------------------
MOSTRA NACIONAL DE DANÇA 

imagem: divulgação

Considerada o ponto alto do evento, esta é a Mostra Nacional de Dança do Balaio Cultural. A atividade propicia à cidade, e aos bailarinos e coreógrafos, a oportunidade não só de usufruir, mas de intercambiar emoções e experiências sobre o universo contemporâneo da dança no Brasil.

Entretanto, seguindo o espírito diversificador do Festival, a Mostra também abre espaço para a dança popular. É a oportunidade que os grupos locais e do Cariri paraibano esperam para mostrar seus trabalhos, com a pretensão também de aperfeiçoá-los nesta experiência.