A cultura brasileira, em sua riqueza e diversidade, conseguiu superar quase todos os principais obstáculos e, nos últimos anos, deu ao mundo um exemplo de resistência e criatividade, bastando citar a música e o cinema como exemplos de persistência e evolução, sinônimos, aliás, bastante identificados com o nosso próprio povo.
O Balaio Cultural de Boqueirão ostenta hoje, no momento em que realiza sua quinta edição, não só o mérito da resistência, enquanto manifestação cultural, mas a certeza de ter contribuído decisivamente para incentivar, divulgar e documentar a produção de artistas e intelectuais que consolidam o Brasil como uma “nação eminentemente cultural”.
Em sua quinta edição, o Balaio Cultural de Boqueirão não será diferente. Todas as manifestações artísticas e culturais, sejam da área popular, sejam da seara erudita, estarão representadas no Festival através de espetáculos e mostra de dança, teatro, música, exibições de filmes e vídeos, exposições de artes visuais e fotografia, palestras, sobre literatura contemporânea e popular, oficinas e conferencias.
Este ano, o Balaio Cultural faz uma homenagem às irmãs conhecidas como as “Ceguinhas de Campina Grande”, símbolos da cultura local e expressão universal.
A Prefeitura Municipal de Boqueirão em parceria com o Centro de Formação Artística de Boqueirão (Cefar), Governo do Estado, Sebrae e Associação Boqueirãoense de Escritores (Abes), mais uma vez cumpre o seu dever de incentivar a cultura, oferecendo aos boqueirãoenses outra grande oportunidade de ver de perto, o que de melhor tem produzido o artista brasileiro de todas as regiões do país.
A arte redime o homem e nele faz nascer a semente da esperança a despeito de toda insensatez, anunciando a flor da cultura, da solidariedade, do bem e da beleza. Movida por este pensamento, a prefeitura municipal de Boqueirão, o Cefar, Sebrae e Abes saúdam todos os artistas e a equipe de servidores que conosco farão brilhar a estrela do Balaio Cultural, para o progresso espiritual da nossa gente.
Estejam todos convidados para o nosso Festival.
CARLOS JOSÉ CASTRO MARQUES
Prefeito Municipal